sexta-feira, outubro 30, 2015

Novidade
O Dia de Reforma Protestante é só amanhã mas antecipo-o fazendo um anúncio no espírito da data. Se Deus quiser, estarei a lançar um livro novo no próximo mês. Chama-se "Seis Sermões Contra a Preguiça" e reúne a série de mensagens que mais impacto teve desde que prego.

A Reforma Protestante é muito importante a vários níveis, e um deles é o das letras. A Reforma fez-se para lembrar que a palavra é o mais importante. A palavra é o mais importante porque as pessoas só existem a partir dela - Deus criou tudo a partir da sua palavra. E é a partir da palavra Bíblia que nós sabemos que há a palavra Jesus, o verbo encarnado. Não há fé cristã sem a palavra.

Ora, a Reforma Protestante gerou um empenho nas letras por causa desta boa obsessão com a palavra. A Bíblia foi traduzida para as línguas das pessoas, livros foram editados, sermões foram publicados, e por aí fora. Com isto, não quero dizer que apenas os países protestantes conheceram as coisas boas deste empenho na palavra. Um dos maiores de sempre da nossa língua foi o Padre António Vieira que fez da palavra pregada um dos grandes tesouros que os portugueses teimam em ignorar.

Edita-se em 2015 um livro de sermões para dar um ar da graça protestante, sem dúvida. Mas também se edita em 2015 um livro de sermões para querer a frescura da sombra do Padre António Vieira. Este livro é acerca de ser estranho (protestante) mas também é acerca de ser nosso (português como Vieira). Por isso, vejam bem, este é um livro de um pastor baptista prefaciado por um padre católico, o José Tolentino Mendonça.

Como o Porto se tornou Portugal antes de Lisboa, vamos começar com esta apresentação lá. Gostava de vos encontrar!



Ouvir

Paulo não viajava como um turista mas como um embaixador, preocupado em fazer o seu trabalho de pregar o evangelho e agradar àquele que o comissionou para isso.

O sermão de Domingo passado, pregado pelo Mark Bustrum, pode ser ouvido aqui.

sexta-feira, outubro 23, 2015

Governo Sombra

Eu, Cavaco, dou posse a este governo.


quarta-feira, outubro 21, 2015

Os evangélicos vistos de fora

Não podia ser em dia mais acertado: o Bruno Vieira Amaral, que recebeu hoje o prémio José Saramago, disse como vê os evangélicos, juntamente com a Rita Leite e o Rúben Oliveira.


terça-feira, outubro 20, 2015

Ouvir

O mundo diz que as palavras são invenções dos homens e, por isso, podem mudar tanto ou mais que eles. Mas o cristianismo diz uma coisa diferente. O cristianismo diz que os homens são invenções da palavra. (...) Se eu der mais valor à palavra do que a mim, de cada vez que a palavra diz que eu posso ser o que ela diz, eu vou acreditar. Afinal, se esta palavra for mesmo inspirada por Deus, quem tem mais crédito para falar acerca de mim? Eu, que sou apenas um produto da palavra, ou a palavra que me produziu a mim?

O sermão de Domingo passado, chamado "A Palavra «Palavra» É Fundamental", pode ser ouvido aqui.


segunda-feira, outubro 19, 2015

Surpreendidos pela graça

O testemunho emocionante da Família Parreira, partilhado no Fim-de-Semana Cheio na Lapa, pode ser visto aqui.

quinta-feira, outubro 15, 2015

Os portugueses conseguem mudar?

Zita Seabra, Henrique Raposo e Helena Vilaça responderam assim.


Pedros e João

Sei que o dia do Regresso Ao Futuro ainda não chegou (tá quase, é dia 21) mas o verdadeiro dia passado que mudou o futuro comemora-se hoje: a Coluna Infame foi há 13 anos.
É chegar
à 1ª hora e minuto 29 das "Canções Sem Palavras" de Mendelssohn que isso passa.

quarta-feira, outubro 14, 2015

A tradição está na moda?

Samuel Úria, Rui Pregal da Cunha, Manuel Fúria e Jorge Cruz responderam assim.


terça-feira, outubro 13, 2015

Ouvir (e ver!)

Geralmente colocamos apenas o som dos sermões. Como tudo neste fim-de-semana que passou foi especial, hoje temos um sermão com imagens. Mesmo assim, sermão que é sermão é para ser assistido ao vivo, na casa de oração (onde toda a aventura acontece).

Neste sermão, a história de Zaqueu dá-nos a inspiração para o que o Fim-de-Semana Cheio na Lapa tenta: um diálogo produtivo entre Jesus e aqueles que o buscam.


segunda-feira, outubro 12, 2015

Uau!

O Fim-de-Semana Cheio na Lapa foi forte! Esta semana o nosso plano é ir colocando a gravação das conversas aqui na net. A primeira foi esta: Jónatas Figueiredo, Fernando Loja, Jorge Humberto, Paulo Pedro Luvumba e Filipe Avillez dizem o que os evangélicos estão a fazer bem em Portugal e o que os evangélicos estão a fazer mal.

sexta-feira, outubro 09, 2015

Olhando para Sábado à tarde

Por que é que quando se fala de evangélicos o instinto é falar com pronúncia brasileira? Será que a opinião que as pessoas têm dos evangélicos vai além do dízimo? Como é que a maior minoria religiosa portuguesa é olhada de fora?

O Bruno Vieira Amaral escreveu um livro chamado "Aleluia!" que pôs as pessoas a saber dos evangélicos, e pôs os evangélicos a saber sobre os evangélicos. O Rúben Oliveira é um evangélico formado em história e ainda não perdeu a fé (como é possível?). A Rita Leite é uma católica que gasta tempo a pesquisar sobre os evangélicos. Eles vão dar-nos uma perspectiva suficientemente externa para que possamos estar dentro de uma melhor maneira.

Às 16h30 de Sábado!


Uma surpresa para logo

Como o Fim-de-Semana Cheio na Lapa é a ocasião em que recebemos mais pessoas na igreja, tivemos a ideia de materializar alguma coisa que representasse a identidade da igreja. Assim, preparámos um livro que vai estar à venda hoje. Chama-se "Ter Fé Na Cidade" e tenta explicar como o cristianismo faz sentido para a vida nos centros urbanos modernos. Aproveita também para exemplificar essa relação produtiva entre fé e cultura dando voz a amigos nossos que nos têm enriquecido com os seus dons. Por isso, o livro traz textos da Anabela Mota Ribeiro, do Henrique Raposo, do Nuno Markl e do Samuel Úria. Espero que o apreciem (e o adquiram por sete euros e meio - preço especial de lançamento no Fim-de-Semana Cheio na Lapa). É uma edição conjunta da Igreja da Lapa com a Letras D'Ouro que em breve chegará às livrarias (Fnacs e Bertrand) mas que hoje já está em destaque na Wook.


quinta-feira, outubro 08, 2015

Olhando para Sábado à tarde

Quando se fala de Portugal não é difícil dividir o país entre velhos do Restelo e desbravadores marítimos. Será que esta dicotomia assenta bem, ou nem tanto ao mar nem tanto à terra? O Henrique Raposo gosta de confrontar os portugueses com aquilo que os portugueses julgam ser mas nem sempre são. A Zita Seabra tem um percurso político surpreendente. A Helena Vilaça é uma socióloga que se tem dedicado ao estudo da vida religiosa dos portugueses.

Vamos conversar acerca da capacidade de mudança dos portugueses às 15h de Sábado!

É chegar
aos 13 minutos da Sinfonia do Novo Mundo do Dvorak que isso passa.
Olhando para Sábado de manhã

Se há uns anos nos dissessem que os restaurantes iam querer ser tascas, que os músicos iam pôr cavaquinhos ao lado de guitarras eléctricas, que a nova maneira de ser moderno é fazer as coisas à antiga, íamos rir bastante. Entretanto, matamo-nos à procura do sabonete da nossa avó e os homens fazem penteados (e bigodes!) iguais ao do avô na década de 40. A tradição veio para ficar ou é apenas mais moda passageira?

Connosco vão estar músicos com experiência em andar para a frente sabendo olhar para trás. Rui Pregal da Cunha, cantor dos Heróis do Mar, leva décadas deste combate. Jorge Cruz, dos Diabo na Cruz, põe micros nos adufes. Manuel Fúria é um retro-revolucionário. Samuel Úria alarga os horizontes da capital com as paisagens beirãs. Vai ser música para os nossos ouvidos.

No próximo Sábado às 12h!


quarta-feira, outubro 07, 2015

Olhando para Sábado de manhã

A ideia de que "com coisas sérias não se brinca" não foi assim há tanto tempo. Talvez o risco hoje seja o extremo oposto: só saber falar de coisas sérias a brincar. A verdade é que o trio do Governo Sombra, constituído por Ricardo Araújo Pereira, João Miguel Tavares e Pedro Mexia (a rigor, falta o Carlos Vaz Marques), acaba, no meio de muita brincadeira, a dizer muita coisa séria. Que luz é que tiramos desta mistura entre graça e gravidade?

No Sábado às 10h30 da manhã vamos tentar dar e receber luz do Governo Sombra. Quem vai querer perder a oportunidade de meter estes três assombrados numa igreja?


Ouvir

Uma igreja que verdadeiramente ame faz sempre uma inesperada declaração de derrota: foi vencida pelo Espírito Santo. É um paradoxo – é preciso que Deus ganhe e nós percamos para realmente podermos amar os outros. O amor verdadeiro vê-se no ringue.

O sermão de Domingo passado, chamado "O Amor não é fofura mas força", pode ser ouvido aqui.


terça-feira, outubro 06, 2015

Olhando para Sábado de manhã

Em que é que ficamos: a família está cá para ficar ou é uma matéria flexível? E como é que os cristãos vivem a família a partir da convicção que foi Deus que a inventou mas, volta e meia, os nossos erros a destroem? Como é que a graça de Deus pode continuar a ser uma surpresa para famílias com fraquezas?

A família Parreira vai partilhar a sua história (a Filomena e o João). O princípio na partilha desta história é que o herói dela é Deus e a sua graça connosco. Precisamos muito de mais histórias assim, claras na confissão das nossas falhas e claras na confissão da esperança que recebemos da fé.

Venham cedo que às 9h30 da manhã de Sábado arrancamos!


segunda-feira, outubro 05, 2015

Olhando para sexta-feira à noite

Por que é que nos corredores das igrejas estamos cheios de opiniões, e por que é que parece que essas opiniões nunca chegam aos púlpitos? Por que é que somos tão críticos das nossas igrejas nos labirintos da internet, e por que é que essas acusações não chegam aos discursos dos nossos líderes? Por que continua a haver esta distância entre o que se diz nos bancos das igrejas, e o que se diz nas pregações?

Convidámos quatro vozes da comunidade evangélica para fazerem diferente. Cada uma destas vozes dirá em dez minutos, e a partir da sua experiência, uma coisa que os evangélicos portugueses estão a fazer mal. E uma coisa que os evangélicos portugueses estão a fazer bem. Ouviremos Jónatas Figueiredo, pastor da Igreja Baptista do Estoril e da Igreja Baptista de Setúbal. Ouviremos Paulo Pedro Luvumba, pastor da igreja Acção Bíblica de Sete Rios. Ouviremos Fernando Loja, Presidente da Convenção Baptista Portuguesa. Ouviremos Jorge Humberto, Presidente da Aliança Evangélica Portuguesa.

No final, vamos adicionar um tempero especial. Daremos a mesma oportunidade de dizer o que os evangélicos portugueses estão a fazer mal e o que os evangélicos portugueses estão a fazer bem a alguém que não é evangélico. O Filipe Avillez é jornalista da Rádio Renascença e tem sido um espectador atento do movimento evangélico. Ele vai juntar a voz dele às nossas vozes.

Vai ser um evento único! Sexta-feira 9 de Outubro às 20h30.


sexta-feira, outubro 02, 2015

Meus queridos!

Estamos a uma semana do Fim-de-Semana Cheio na Lapa! Espalhem este pequeno vídeo que abre o apetite para o programa. Estamos ansiosos por vos receber a todos!

quinta-feira, outubro 01, 2015

A ganhar embalo para o Fim-de-Semana Cheio na Lapa deste ano (9-11 Outubro)

O Henrique Raposo escreve a direito mesmo quando as reacções são tortas. É uma voz rara na imprensa portuguesa porque nunca esconde o peito às balas. É um amigo da nossa igreja e já conhece bem os cantos da nossa casa. Sentimo-nos honrados de cada vez que nos visita. É dos poucos repetentes (esteve no Fim-de-Semana Cheio do ano passado e estará este ano). A conversa do ano passado pode ser vista aqui.