sexta-feira, abril 29, 2005

Os meus bentos leitores
Há evangélicos que começaram a prestar atenção ao que escrevo porque ouviram dizer que o Pacheco Pereira me mencionara na rádio e que o Pedro Mexia me referiu na televisão. A glória seria Lúcifer elogiar-me no inferno. Mas aí seria tarde demais para poderem desfrutar de uma ligação à internet.
Derradeira acção
Se o mundo acabasse hoje ler o João Miranda no blogue das mais benditas Blasfémias seria a última coisa que valeria a pena fazer.

quinta-feira, abril 28, 2005

A silenciosa vaidade de um cristão
Acabar assim.

Que o diabo seja cego, surdo e mudo.
A bebé, com sono, pousa a cabeça no chão
Ninguém gosta de ver um filho com a bochecha no soalho flutuante. Pega-se na criatura e deposita-se a abençoada nos lençóis. A bem do conforto e do bom nome dos pais.

quarta-feira, abril 27, 2005

A atrasada nota reaccionária que se impunha
Nos tempos da Faculdade havia um rapaz que troçava do pessoal do panque-roque. Afinal usava uma t-shirt dos Suede período-"Dog Man Star" e parte da sua desenvoltura social residia na pose efeminada impaciente com o provincianismo suburbano do hardcore (em abono da verdade acrescente-se que até eu beneficiei da força do lóbi gay da Nova* uma vez que a minha aparência é indiscutivelmente pouco viril). A partir daí entendi que usar cravo na lapela para comemorar a Liberdade é bonito mas a camisa que se veste também é muito importante.

* Nova = Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa situada na Avenida de Berna. Meu bendito lar académico. Posso ser filho pródigo mas não sou ingrato.

terça-feira, abril 26, 2005

Domingo em casamento
Acredito em poucas coisas. Assim de repente, pelo menos, três: o Credo dos Apóstolos, os discos do Dylan e o casamento. Vou um pouco mais longe. Creio até no copo de água com música ligeira, em solteiras agrafando unhas em corpos alheios pelo ramo da noiva e em gravatas compradas na Zara.
Mais do que isto é complicado.
A minha prateleira de discos III
A seguir ao "Flick of the switch" dos AC/DC vem o "Abandonada" da Ágata.

sexta-feira, abril 22, 2005

Aviso útil com repercussões teológicas
Nem todas as crianças podem ser adoráveis. Nem todos os homens podem ser fortes. Nem todos os velhinhos podem ir para o Céu.
Silenciosa combustão
Nos cultos de quinta-feira, depois de se ler um Salmo, eu lamento pertencer a uma igreja Baptista. Tradicionalmente civilizada e silenciosa. Apodera-se de mim um ânimo pentecostal que me empurra os braços para o alto, a língua para um aleluia gritado sobretudo nas consoantes. Refreio-me. Liturgicamente inflamável mas sossegado.

quinta-feira, abril 21, 2005

O testemunho do irmão
God gave me style
God gave me grace
God put a smile on my face


50 Cent, ó-ié!

quarta-feira, abril 20, 2005

Como bom protestante que sou
Setenta e cinco por cento do meu corpo é água e os restantes 25 anti-catolicismo plasmático. Mas ontem ao deparar-me com a consternação das boas consciências perante a escolha do novo Papa eu juro que senti ânsias em ser romano.
Bem vistas as coisas
Este é um baby-blog. A justificação para nunca aqui ter publicado uma fotografia da criatura de quase um ano que a Providência me confiou é que ainda não encontrei nenhuma que a expusesse no grau de abjecção necessário.
Inocentes há que quando ligam o computador permanecem sempre na margem correcta do Eufrates. Do outro lado, claro, estão os pederastas, os extremistas religiosos, os iletrados e os semi-activos sexualmente.
Escrevia Maria Filomena Mónica há umas semanas: "a maioria dos blogues são versões modernizadas do que dantes se escrevia nas paredes das casa de banho públicas". É esta vantagem que a estimada socióloga e os ciber-escribas-de-causas não nos conseguem perdoar.

terça-feira, abril 19, 2005

Norma para os dias
Acreditar com muita prudência no que os cientistas dizem sobre o Princípio. Acreditar com muita prudência no que os místicos dizem sobre o Fim.

segunda-feira, abril 18, 2005

As palavras são como as cerejas
É preciso ter cuidado com os caroços.

sexta-feira, abril 15, 2005

Eu distraio-me com frequência
Nas orações que pedem muitas coisas a Deus.
Sobre "A Intérprete"
Uma Nicole Kidman tão anorética, tão crente na ONU, tão de esquerda que até dá pena.
A Causa Foi Modificada fez dois anos
Não sou parcial com o Maradona até porque já o conheci pessoalmente. É o mais cristão. Todos somos um bocadinho pagãos com os nossos blogues: arrumamos templates, escalamos o Technorati, linkamos celebridades. Quando ele ofereceu o username e a password ao primeiro chacal que os quisesse abocanhar disse para comigo "Verdadeiramente este era quem mais perto do Filho de Deus andava!". Um cobarde como eu que vive do pavor da ausência de leitores sente-se como Pedro depois do galo cantar pela terceira vez.
Coloquemos um termo ao Magnificat. A Causa Foi Modificada über alles!

quinta-feira, abril 14, 2005

Uma escolha
Entre a criancinha que a catequese traumatizou e a catequista sexagenária eu opto, quase sempre, pela segunda.
Os evangélicos tinham o hábito de dar nomes bíblicos aos seus filhos
Daí que os Jónatas, Rebecas, Eunices e Isaques que os estimados leitores conhecem têm 75% de hipóteses de ser descendência de protestantes. A minha geração, mais aburguesada e semanticamente negligente, já nomeia por gosto. O gosto é o mais duvidoso critério dos países desenvolvidos. Gosto serve para comer gelados e comprar sapatos.
A verdade é que nunca afaguei na alcofa um Judas ou apanhei do chão a chucha a uma Jezabelzinha. O parâmetro metafísico-literário é muito bonito mas não resiste ao pragmatismo da hermenêutica.

quarta-feira, abril 13, 2005

Metal Robbie
Qual das angústias de Rob Halford, vocalista dos Judas Priest, terá sido maior - a de ser maricas entre os metálicos ou a de ser metálico entre os maricas?
Xiu!
"It is the secret scandal of Christendom, at least in the protestant regions, that most men are faithful to their wives", H.L. Mencken, In Defense Of Women.

terça-feira, abril 12, 2005

Na Escola Dominical lá da igreja
Fala-se sobre o fim do mundo. O arrebatamento, a Besta, o Armagedão e demais soluços apocalípticos. Já antes escrevi que nutro um desprezo cordial pela temática. Aliás, estou convencido que o futuro foi um embuste saidínho da cabeça de Hegel, esse erudito amante das pré-astrologias. Outros lamentáveis alemães como Marx e Nietzsche pelavam-se por se ver em saias ciganas, aquecendo as unhas em bolas de cristal. Por isso embirravam com Deus - o futuro sempre foi uma crença pagã. Os cristãos não têm futuro. Têm porvir. Faz toda a diferença.
Os crentes, socialistas e mulheres-a-dias que espreitam por debaixo do cobertor do amanhã merecem tau-tau. À semelhança do que o Apóstolo Paulo fez com os Tessalonicenses. Quem abandona o emprego para ir para o telhado esperar pelo regresso do Messias não é místico. É preguiçoso.
Vão trabalhar, calões!
A questão teológica do dia
Quantos anos tem Jennifer Lopez?

segunda-feira, abril 11, 2005

Um testemunho
Até há uns tempos atrás possuia um pernicioso hábito cibernético. Nada a ver com pornografia. Era mesmo uma coisa mais peluda. Depois, como que avilamente (de Teresa de Ávila) iluminado, larguei esse pecado. De uma forma bastante zen para um evangélico, acrescentaria. O que é certo é que a qualidade de vida aumentou na mesma proporção em que o meu monitor cortou nos lípidos.
Por razões de força maior tive de regressar temporariamente àquela Babilónia - Satanás voltou a oferecer-me os malvados pãezinhos frescos no deserto. Ninguém gosta de sentir fome e estar cercado apenas de pedras. Contudo, resisto. Não tarda hão-de chegar os anjos trazendo nos seus luminosos braços o meu pequeno-almoço rico em proteínas.
Dedo esticadinho
O único acto no qual os defensores de alguma coisa (vida, direitos humanos, bichinhos, Natureza) são realmente bons é a acusação.

sexta-feira, abril 08, 2005

Cinderela má
Uma tia costuma cantar à minha filha:

A barata diz que tem
sapatinho de veludo
É mentira da barata
ela tem é o pé peludo


Sublime quando os insectos desmascaram os pecados dos homens!
Da série "A Concordata foi inventada por Lúcifer"
Ana Drago, querida, estiveste bem naquela do tratamento do Papa. "Sua Santidade" pode ser para os amigos. Para os outros "João Paulo II" serve perfeitamente.

quinta-feira, abril 07, 2005

Superwolf
À segunda canção o Bonnie Prince Billy deixa as coisas assim:

And I will be a beast for thee
Happily a beast for thee
Quietly a beast for thee
Endlessly a beast for thee
.

Pronto. E a capa, meus senhores, a capa?

Sermãozito de quinta-feira
As pessoas têm vidas sexuais demasiado satisfatórias. Isso retira-lhes o discernimento e põe em risco a providencial hipótese de alcançar alguma humildade. Em vez de viver estes cidadãos capitalizam. Quer sejam de esquerda ou de direita. Nunca terão vidas decentes pois estão obcecados em ser felizes.

quarta-feira, abril 06, 2005

Be there or be square
Pequena história
Havia uma menina que não tinha amigos. Ou melhor, o único amigo que tinha era o Diabo. Embora constituisse um debate interessante, este de eventualmente o Diabo se poder redimir através da fruição de sentimentos como a amizade, detenhamo-nos unicamente na menina. Esta menina era má. Para mal dos seus pecado não era bonita (por muito que custe dizer, nós temos sempre mais paciência para uma menina má bonita do que para uma menina má feia). A sua vida era e seria sempre de sofrimento. Pontuada com momentos de lazer de grande sofisticação, é certo. Mas irremediavelmente miserável.

terça-feira, abril 05, 2005

Na livraria
Segue à minha frente uma jovem senhora de acordo com os ditames da moda: calças de cintura descaída revelando a roupa interior em Y (poesia ao fim das costas, arriscará alguém). Num vislumbre conheço naquela anónima mais do que o Apóstolo Paulo aconselharia. O problema tecnológico é agora ético - o processamento da informação.

segunda-feira, abril 04, 2005

Ter filhos nunca aumenta a qualidade de vida
Porque mal eles conseguem segurar autonomamente a comida nas suas próprias mãos atiram restos para sítios esconsos onde posteriormente se vão aglomerar formigas que colocam em causa o equilíbrio higienico-ecológico de um T2 de uma família de classe média com razoáveis hábitos de leitura.
Feito
Pelas tranças de Sansão! Fui tocar a uma casa ocupada (okupada, na gíria). Os meus olhos viram uma mulher urinar como um homem e uma banda de skinheads com um vocalista preto. Fui alimentado por generosos anarquistas e no final distribuí discos com menções a personagens bíblicas.

sábado, abril 02, 2005

Breve, muito breve discurso

Agradeço o Blóscar de Melhor Blogue. À minha mãe que passados dois anos começou a ler o que escrevo.

sexta-feira, abril 01, 2005

Prenúncio
O blogue Origem do Amor organiza hoje à noite os Blóscares 2005. Estou nomeado para Melhor Blogger.
No Top 25 Technorati do Weblog estou em segundo lugar.
Deus já deve ter dado carta branca ao Anjo da Morte para me visitar em breve.
Sunday dress
Os miúdos da minha igreja são classe média e classe média remediada. Uma das raparigas usa uns Nike Total 90, as mais pavorosas sapatilhas de futebol de salão da história do Ocidente. Outra leva umas calças Versace que lhe servirão no máximo durante seis meses.
Os protestantes podem almejar à iconoclastia. O fato domingueiro é, todavia, um ídolo duro de derrubar.