quinta-feira, abril 30, 2009

Hoje à noite
B Fachada no Maxime.

quarta-feira, abril 29, 2009

Aqui
Um disco novo do Bob Dylan e nós aqui.

segunda-feira, abril 27, 2009

Os protestantes não canonizam
Estamos mais preocupados em ser santos do que em adorar santos. A vida é curta, a Bíblia é clara e falta-nos cultura para contemplações. Todavia, antes um país de beatos com espadas que de queixinhas sem fé.
O caminho ferroviário estreito no more
Sou razoavelmente cigano por isso deixem-me sacar o caixote do porta-bagagens: alguns discos da FlorCaveira começaram a esgotar. Ou seja, as edições mais antigas em breve deixarão de estar à venda porque não há mais. Se há dois anos as oferecíamos aos arrumadores da Almirante Reis (almost true story) e as abandonávamos em estações de serviço da A1 (true story) agora são pérolas da produção audiofónica independente portuguesa do início do Século XXI. Creio ter desenhado o argumento com nitidez.
Se fosse a vocês corria para o site enquanto é tempo.

sexta-feira, abril 24, 2009

Da ética calvinista
"Não sou um artista que esteja a fazer descobertas estéticas para serem compreendidas daqui a 50 anos (...). Não acredito que faça discos que tenham um prazo maior que uma temporada. Tanto que no último dia de misturas [de "Um Fim-de-Semana no Pónei Dourado"] marquei as gravações para o segundo. No fim de Setembro vou gravar o disco de Inverno". B Fachada no Ípsilon de hoje.

quinta-feira, abril 23, 2009

Contextos
Para os judeus a cruz era fraqueza, para os gregos tolice. Escândalo para uns, disparate para outros. O Apóstolo Paulo prega-a a ambos.
Não se despreza o ouvinte ao ponto de o poupar de apuros. Boa Nova começa por ser choque, não amparo.

A partir de uma palestra de Tim Keller, Pastor Presbiteriano nova-iorquino.

quarta-feira, abril 22, 2009

Ethos laboral
"Keep on blogging till the power goes out" diz o Neil Young em "Fork In The Road".

E ou muito me engano ou o Jarvis Cocker regressa em boa forma.

terça-feira, abril 21, 2009

Holy roller
A determinada altura, e quando estamos a chegar à Praça de Espanha, o Reininho mete-me a olhar para uns DVDs de filmes pornográficos. Quando dou por mim já é tarde demais e o sorriso complacente desenha-se como trágico desfecho para quem finge que nos intervalos do roque-enrole dá para ser santo. Pronto, não quero radicalizar. Vai dando. Vai dando.

segunda-feira, abril 20, 2009

Daqui se avisa
Que este ano a moda será completamente Miami Vice.
É recuperar os mocassins.

sexta-feira, abril 17, 2009

A Páscoa ainda não acabou
It's not over till it's over.

quinta-feira, abril 16, 2009

Dois mil e vinte e quatro
Ando a especializar-me em filmes pós-apocalípticos (um degrau de erudição acima em relação aos zombies). O ano é 2024 e sem surpresas o mundo foi devastado por uma guerra nuclear. As mulheres são escassas, os bandidos imensos. Em abrigos subterrâneos constroem-se comunidades de controlo pós-fascista e maquilhagem kubrickiana (Clockwork Orange, concerteza). O nosso herói tem um cão com quem fala via telepatia e é encenado por um Don Johnson com 25 anos. Uma pérola cinematográfica.
Escavem por ela.



Aqui
podem ouvir a entrevista de ontem na TSF.

quarta-feira, abril 15, 2009

Telefonia
Hoje vou estar na TSF das 15h às 16h30 a conversar com o João Paulo Meneses, no programa "Mais Cedo ou Mais Tarde".

terça-feira, abril 14, 2009

Off
Sair do armário. Não fiz nenhum daqueles testes da net mas no interior bem sei: sou como Ned Flanders. O meu projecto familiar encontra-se nesses evangelicalíssimos vizinhos. Tudo bate certo agora.

segunda-feira, abril 13, 2009

I'm so bored with the USA
O Presidente Obama, o Guterres Universal (falinhas mansas para o Irão, entrevistas ao Jay Leno, promessas de cães d'água portugueses a adubar o jardim da Casa Branca), reactivou a stem cell research (não sou pessoa de ciência por isso não arrisco traduzir embora pesquisa de células estaminais me soe na perfeição).
P.J. O'Rourke descreve-o aqui.

"As your reasons for this research--which we are to perform with heavy hearts--you name a few misty hopes: "to regenerate a severed spinal cord," "lift someone from a wheelchair," "spare a child from a lifetime of needles." Then you undercut yourself by introducing a whole new fear. "And we will ensure that our government never opens the door to the use of cloning for human reproduction. It is dangerous, profoundly wrong, and has no place in our society." Because cloning cells to make a human life is so much worse than cloning cells from a human life that's already been destroyed. Why, it's as dangerous, as profoundly wrong, and has as little place in our society as being pro-life".

sexta-feira, abril 10, 2009

Sexta-Feira Santa
Depois, vendo Jesus que tudo já estava consumado, para se cumprir a Escritura, disse: Tenho sede! Estava ali um vaso cheio de vinagre. Embeberam de vinagre uma esponja e, fixando-a num caniço de hissopo, chegaram-lha à boca. Quando, pois, Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado! E, inclinando a cabeça, rendeu o espírito.

Do Evangelho de João.

quinta-feira, abril 09, 2009

Nas bancas a Ler
Onde se escreve sobre "A Monstruosidade de Cristo" do Slavoj.

Business as usal: Hitchcock, anedotas judaicas, Agatha Christie, Kafka, Wagner, Brecht, Hegel, Darwin, etecétera, etecétera. Há quem diga que o Evangelho (ou embuste para os mais impacientes) Žižekiano é o índice remissivo. Talvez por isso, e em providencial paradoxo, nunca ele assoma no fim do volume. Mas fazer da (auto) referencialidade um ofício, por atraente que seja, não está ao alcance de qualquer um.

quarta-feira, abril 08, 2009

Hoje às 18h
Vou estar num painel de pessoas que sabem muito sobre música popular. Na Faculdade de Letras, acho. O pior sítio do mundo para se falar de roque-enrole.

terça-feira, abril 07, 2009

Logo à noite toco no Maxime
Apareçam.

segunda-feira, abril 06, 2009

Subsídio para a semana santa - Os pobres sempre os tendes convosco
Veio, pois, Jesus seis dias antes da páscoa, a Betânia, onde estava Lázaro, a quem ele ressuscitara dentre os mortos. Deram-lhe ali uma ceia Marta servia, e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele. Então Maria, tomando uma libra de bálsamo de nardo puro, de grande preço, ungiu os pés de Jesus, e os enxugou com os seus cabelos e encheu-se a casa do cheiro do bálsamo. Mas Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, aquele que o havia de trair disse: Por que não se vendeu este bálsamo por trezentos denários e não se deu aos pobres? Ora, ele disse isto, não porque tivesse cuidado dos pobres, mas porque era ladrão e, tendo a bolsa, subtraía o que nela se lançava. Respondeu, pois Jesus: Deixa-a para o dia da minha preparação para a sepultura o guardou porque os pobres sempre os tendes convosco mas a mim nem sempre me tendes. E grande número dos judeus chegou a saber que ele estava ali: e afluíram, não só por causa de Jesus mas também para verem a Lázaro, a quem ele ressuscitara dentre os mortos. Mas os principais sacerdotes deliberaram matar também a Lázaro porque muitos, por causa dele, deixavam os judeus e criam em Jesus.

sexta-feira, abril 03, 2009

Amanhã, não esquecer

quinta-feira, abril 02, 2009

O espectro
Mais um Super-Blogue (ele é MEC, ele é João Pereira Coutinho) que não me linca. Lembram-se do que aconteceu ao outro?
Da doença (hoje já me sinto um pouco melhor)
A língua ficou branca. Cândida. Tão alva que a determinada altura deixei de poder falar. Purificação é subtracção.

quarta-feira, abril 01, 2009

Para a agenda
Próximo Sábado a Igreja Baptista de S. Domingos de Benfica receberá às 19h o João Lisboa e o Miguel Sousa. Conversarão sobre "A Música e o Céu". Imperdível.