sexta-feira, abril 30, 2010

Para Domingo
Falar de amor já é difícil à partida. Quando Jesus diz no Evangelho de João que as pessoas que não têm fé vão atestar se os que dizem que seguem a Jesus o fazem ou não conforme o amor que sentem uns pelos outros a tarefa ainda fica mais complicada. Parece quase uma traição. Então serão os de fora que conferem a qualidade dos de dentro? Vale a pena ir ao texto: João 13:31-35.

quarta-feira, abril 28, 2010

Para vocês é assim

terça-feira, abril 27, 2010

O poeta
Um poeta é por assim dizer aquele que nasceu para ser um parvo com as raparigas. Diz, entre muita transcendência, Soren Kierkegaard em "A Repetição" (edição recente da Relógio D'Água).

segunda-feira, abril 26, 2010

Da vida
Para termos os Eurythmics vieram depois os Roxette. É lidar com isso.

sexta-feira, abril 23, 2010

Sermão de Domingo
Para descrever o seu rebanho Jesus fala menos sobre a qualidade das ovelhas e mais sobre a dedicação do Pastor. Ainda assim explica que há aqueles que fazem parte e os outros. A exclusividade é hoje árdua tarefa. Vale a pena ir até João 10:22-30.

quinta-feira, abril 22, 2010

Logo


Às 22h.

terça-feira, abril 20, 2010

Atirar
Fez no Sábado passado 489 anos que Martinho Lutero disse:

A não ser que seja convencido pela Escritura e pela razão - não aceito a autoridade de papas e concílios, porque eles contradizem-se uns aos outros. A minha consciência é cativa da Palavra de Deus.

Também por aqui se prepara a visita de Bento XVI (qualquer pessoa que aderir no Facebook ao grupo que quer atirar preservativos ao Papa fica excluída do meu convívio - divergência não é selvajaria).

segunda-feira, abril 19, 2010

Agenda
Esta Quinta-Feira vou estar no Porto, nas Quintas de Leitura do Teatro do Campo Alegre. O Gonçalo M. Tavares vai estar também. E vocês também deviam.



Eu e a minha Maria de quase seis anos desenhámos, cortámos, escrevemos, imprimimos e engelhámos.

sexta-feira, abril 16, 2010

Proselitar por aí
Não me recordo de nenhum realizador que ao filmar a hitória de Jesus tenha dedicado tempo ao reencontro do Mestre com Pedro após a Ressurreição (João 21:1-19). Esse diálogo é precioso e todo ele grita cinema.
Este Domingo está no sermão em SDB.

quinta-feira, abril 15, 2010

As aparências
Estaciono em frente à III Igreja Baptista de Lisboa que fica de esquina com a Embaixada de Israel. Como recebo uma chamada demoro-me um bocado dentro do carro. Poucos minutos depois um polícia de metrelhadora vem perguntar-me acerca das minhas intenções. Explico que estou ao telemóvel mas que não tarda saio da viatura, sigo a minha vida e vou trabalhar. Eu, pregador baptista e defensor dos judeus. E de barba mais aparada.

terça-feira, abril 13, 2010

Preparando Domingo the Rocky Balboa way
Não é a rapidez com que atravessas as ondas mas o quanto peixe o teu barco consegue aguentar.

segunda-feira, abril 12, 2010

Atraso
É impossível não associar a falta de fé de Tomé na Ressurreição do Senhor à sua ausência no primeiro Domingo após o choque da Cruz. Só uma semana depois reconheceria envergonhado o seu cepticismo.
As pessoas que não estão chegam sempre às coisas com pelo menos uma semana de atraso. Se a assiduidade não for algo espiritual nada é espiritual.

sexta-feira, abril 09, 2010

Sermão de próximo Domingo

quinta-feira, abril 08, 2010

Hoje no Maxime
Uma noite realmente familiar (quem seria eu sem a família Sousa?). A não perder.


quarta-feira, abril 07, 2010

Tudo calmo na frente interconfessional
E depois do post de ontem um almoço com o Filipe Costa Almeida, amigo católico daqueles que me ajudam a ter uma fé mais forte. Para me ensinar sobre a paciência romana ofereceu-me um folar de Anadia (Padaria Virgínia Alves Coelho) e a última encíclica de Bento XVI ("Salvos na Esperança"). A discordância pode ser uma estrada de partilha.

terça-feira, abril 06, 2010

Dar com uma mão e tirar com outra - ou orgulhosamente herético desde o Século XVI
Quando José Policarpo em discurso pascal, naquela institucional humildade vaticana de segunda metade do Século passado, diz que a Mãe de Jesus sai ofendida com os "pecados da Igreja" revela o quanto o essencial escândalo cristão permanece ignorado por Roma. Como quem diz, se Jesus não chega, pelo menos pela doçura do materníssimo coração.
Reconhecendo algum cinismo pessoal pergunto: já que o Catolicismo estetiza a pobreza, que tal experimentar a orfandade? Na obscenidade cósmica da cruz não há espaço para a suavidade suplementar de figurantes. Estamos sós e sem colo à vista.

Agora xô anti-católicos! Isto é um post sobre Teologia e não sobre traumas de catequese. Pior que um Romano meigo, é um ex-Romano em negação. Xô!

segunda-feira, abril 05, 2010

Túmulo vazio
A notícia não é boa porque serve o mundo. O mundo é que poderá servir para algo por causa da notícia. Jesus ressuscitou.

sexta-feira, abril 02, 2010

Sede na cruz
Depois, sabendo Jesus que já todas as coisas estavam terminadas, para que a Escritura se cumprisse, disse: Tenho sede. Estava, pois, ali um vaso cheio de vinagre. E encheram de vinagre uma esponja, e, pondo-a num hissope, lha chegaram à boca. E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.

Do Evangelho de João.

quinta-feira, abril 01, 2010

Em Semana Santa, a idade de ouro das pré-oficializações
Constantino tinha restituído aos cristãos, pouco tempo antes, o direito a existirem (...) e subtraído com uma certa suavidade a jovem religião ao terreno espantosamente húmido do martírio, aos tempos incomparáveis das catacumbas.

Cristina Campo no prefácio dos "Ditos e Feitos dos Padres do Deserto".