quinta-feira, março 31, 2011

Daqui a pouco na Casa Fernando Pessoa o lema será:
Não há tédio no Te Deum.

quarta-feira, março 30, 2011

A Revista Ler pediu-me uma ideia para o Futuro
Ando em fase de deslumbramento com os Puritanos chegados a Nova Inglaterra. Começaram por ter de fazer trabalhos de jardinagem (o Novo Mundo era um caos de arbustos) e acabaram a abrir Universidades. Pelo meio, o pragmatismo intelectual que mantém uma civilização de pé: Teologia. Daí que a minha ideia de futuro seja, para além destes quase quatrocentos anos de distância da costa norte-americana, intemporal: peregrinação.

terça-feira, março 29, 2011

Agenda
Por causa de um convite generoso estarei esta Quinta-Feira na Casa Fernando Pessoa entre as 18h e as 20h a falar sobre a Bíblia e a Música. Apareçam.

segunda-feira, março 28, 2011

A Primavera
Estava-se mesmo a ver que depois de um Inverno em que quase todos os dias mergulhei no mar pelas sete e meia da manhã ia chegar a Primavera para me interromper a audácia. Assim foi. A primeira gripe dos últimos tempos e um pé torcido num exercício de testosterona gratuito para impressionar um skater ainda mais inábil que eu. But I'm not down, I'm not down. Os dias acabam de crescer e a claridade é também uma questão de disciplina.

sexta-feira, março 25, 2011

Eu, blogger manipulador, me confesso
[Naturalmente chegaria o dia em que os leitores justamente se sentiriam manipulados e dessem por si, a pretexto da leitura de um blogue, a assistir a um serviço de culto evangélico. Raras são as sextas-feiras cujo post não descreve quase na integralidade o pequeno parágrafo que está no Boletim Dominical que é distribuído a quem frequenta a Igreja Baptista de S. Domingos de Benfica. Dito isto, fica o conselho: já que gramam a pastilha no ecrã mais valia que ouvissem o sermão in loco. Os Céus sabem como o País desespera por um mapa divino.]

Na terceira paragem na caminhada para a Páscoa encontramos uma conversa tão longa quanto inesperada. Da sede física de Jesus para os erros íntimos da sua companhia o passo é pequeno.
Espera-nos o poço. Uma mulher Samaritana que nos passará água e um exemplo que o pecado não tem de nos impedir de vir até Jesus. A esperança também é uma questão de profundidade e a santidade mata a secura.

quarta-feira, março 23, 2011

Alemanha 1 Portugal 0
O Padre Joaquim Carreira das Neves pensa que Ratzinger vai por um caminho "perigoso": "Um exercício como o dele pode levar ao fundamentalismo". Isto a propósito da edição do segundo volume de "Jesus de Nazaré" onde Bento XVI comete a ousadia de ler a Bíblia de uma maneira canónica. Mais uma razão para gostar do alemão e chamar, civilizada mas corajosamente, mariquinhas ao sacerdote português.

terça-feira, março 22, 2011

Tudo o que aprendeu a pretexto da palavra "puritano" está errado
A minha paixão pelos puritanos continua mais viva que nunca. Sobre eles Douglas Wilson diz que recuperaram o ensino bíblico que a cama do casamento era para ser honrada e não apenas tolerada.
E continua: "They gave themselves to the married state with a strong commitment, and one of their great contributions to our culture was the establishment of the view that romantic and erotic devotion was sustainable within the covenant of marriage. In discussion this, C.S. Lewis once commented that the exaltation of virginity was a Roman Catholic trait, and 'that of marriage, a Protestant trait' . . . The Puritans taught that sexual love within marriage was not only lawful, it was supposed to be exuberant and passionate".

segunda-feira, março 21, 2011

No leitor de mp3
- O último dos The Pains Of Being Pure At Heart: continuo a pensar nos Rádio Macau sempre que ouço esta banda com um dos nomes mais certos de toda a História do Rock.
- "New Brigade" dos Iceage: um quarteto de Copenhaga com miúdos sub-20 que soa a uma versão nihilista hardcore dos Smiths. Muito recomendável.
- Os Low têm um disco novo. Repito. Os Low têm um disco novo (e sempre que penso nos Low nunca poderei esquecer o facto de eu e o bando que integrava o Giro da FlorCaveira lhes termos saqueado o camarim no Sudoeste - Mormon Power, pagans!).

sexta-feira, março 18, 2011

Este Domingo
Chegamos ao Monte da Transfiguração que confirma o trans em transcendência. Não há que ter medo. Rostos a brilhar, os mortos que regressam, as vozes rimbombando do Céu. Estamos a caminho da Páscoa e a animação ainda agora começou.
Vejam o vídeo abaixo.

quinta-feira, março 17, 2011

Pulso firme
Então parece que a moda das pulseiras está a voltar para os homens. Eu vou apostando nas de missangas (em cores neutras, naturalmente). São simples, inspiram equilíbrio ecológico e as minhas filhas têm sempre umas quantas espalhadas pela casa.

quarta-feira, março 16, 2011

O palavrão como o novo amén
No regresso de Conan O'Brien há uma coisa triste facilitada pelo Cabo: a liberdade para as asneiras. Primeiro porque nos tempos da NBC raramente o apresentador concedia um centímetro ao mau-gosto descarado e, segundo, porque de cada vez que é pisada a linha o próprio Conan acusa desconforto. Parece que a transgressão é o Sagrado Pós-Moderno e já nos falta instrução para uma nova iconoclastia.

terça-feira, março 15, 2011

Não percebes o hip-hop
Em 1964 Dylan, perante a acusação de usar melodias alheias nas suas canções, diz "I don't care about the melodies, man, the melodies are all traditional anyway". O que uns vêem como o fim da autoria outros vêem como convite ao trabalho. É uma questão de possível presunção versus insinuação de fertilidade.

segunda-feira, março 14, 2011

Scaring them to life
Vale a pena insistir na meta-narrativa dos filmes de zombies: não é mostrar o possível heroísmo em circunstâncias extraordinárias mas revelar a personalidade real escondida pelas rotina. É também por isso que o cinema de Terror acaba por ser o género mais religioso. Confirmando que a paz civil raramente produz uma estética espiritualmente rigorosa.

quinta-feira, março 10, 2011

O que gera esta geração
Estou casado há quase nove anos e durante esse tempo eu e a minha mulher fomo-nos entretendo (ou uma maneira trôpega de dizer que o nosso entretenimento conjugal gerou quatro pessoas). A intimidade física implícita ao acto de gerar quatro pessoas é proporcional à timidez que ainda sinto de cada vez que lhe sugiro orarmos juntos. Geração de medricas localizados: as nossas erupções da carne são o que nos encolhemos no espírito.

quarta-feira, março 09, 2011

Virtue
O Miguel Arsénio fez-me uma entrevista para a Vice (uma publicação que definitivamente precisa das palavras de um pregador baptista) a pretexto de "O Inverno Desinspirado do Rapaz do Sul do Céu". Podem lê-la aqui.

segunda-feira, março 07, 2011

A tradicional quadra da quadra
Qualquer cristão decente
esfrega as mãos de contente
quando se prevê temporal
para os dias de Carnaval.

sexta-feira, março 04, 2011

Aniversário
Este blogue comemora hoje oito anos.

quarta-feira, março 02, 2011

Audio-ethos
Não é celebrar que sem sentimentos de culpa se ouça com trinta anos Phil Collins, mas chorar todos os outros que se celebraram sem ele.

terça-feira, março 01, 2011

O top é a Igreja
Gravar discos aclamados é giro mas pôr a congregação a cantar o Evangelho é a cena. Não é uma questão de pompa mas de Eternidade. Mike Cosper diz que "the great hymn writers weren’t musicians; they were theologians who saw the power that song had in shaping the spiritual lives of their congregations". A estética é também um utilitarismo. E mesmo a tradição apostólica de rockers a caminho do púlpito devia ser reveladora para as gerações irreligiosas. Little Richard, Al Green, Solomon Burke, lembram-se?